Por fin, Santiago!

Santiago de Compostela, como disse no post anterior, é uma cidade muito interessante e com um clima especial!

Sua origem data de 813 dC, data da descoberta do suposto túmulo do apostolo Santiago (o túmulo esta localizado atualmente dentro da catedral, onde as pessoas fazem fila para entrar, tocar na sua estatua e rezar). Como capital da comunidade autônoma de Galicia, atualmente é uma das principais cidades da região. Em 1985, o centro histórico da cidade foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO, o que a tornou ainda mais conhecida (a cidade foi completamente destruída durantes as guerras entre muçulmanos e cristianos no século X e reconstruída pelos Cristianos no século posterior, tornando-se símbolo do “catolicismos espanhol”).

A cidade tem como principal ponto turístico a catedral, ponto final de todos os sete caminhos de peregrinação existentes (você sabia que o atual “caminho de Santiago” na verdade tem origem muito mais antiga? já foram encontrados vestígios de peregrinações desde os celtas). O aeroporto de Santiago é pequeno, mas bem servido de vôos, inclusive com várias companhias diferentes. Apesar de ter ido de Iberia (foi presente!!), minha dica é que fiquem de olho nas promoções da ryanair (www.ryanair.com). A cidade sempre é rota para suas promoções, conheço pessoas que fizeram Madrid-Santiago-Madrid por 20 centavos de euro! (isso mesmo! você não leu errado não!)

Bom, o que não se pode deixar de fazer estando ali? (além de visitar todos os pontos turísticos que você vai ler em qualquer manual, folder ou mapa que encontrar, claro!) Provar da culinária galega, principalmente os doces e os mariscos! Pratos que eu indico e assino embaixo: o “pulpo a la gallega” (pulpo é polvo, meu povo! ...riminha infame, eu sei, mas não resisti...) ou a “la feria” (a diferença é só que um vem com batata e outro não), e a “tarta de Santiago” (que é um bolo de amêndoas delicioso!).

Para mais informações ou dúvidas sobre a cidade, me mandem email (que tento responder!) ou vão direto pro site de turismo oficial de Santiago: http://www.santiagoturismo.com (mais indicado!!)

2 comentários:

Leandro Vettorazzi Gabrieli disse...

Quando vamos fazer o Caminho de Santiago?

Leandro Vettorazzi Gabrieli disse...

Esse blog ta até com teia de aranha...

Postar um comentário

"Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero. "

Passagem das Horas - Álvaro de Campos