Hablando en sério

Hoje fui para o aniversário de minha amiga Clarissa, e ali, no meio do parque de Moncloa, entre comentários sobre a vida e sobre homens em geral, e no meio de várias brasileiras na mesma situação que a minha (atualmente imigrantes e a maioria estudantes de algum tipo de pós-graduação em Madrid) surgiu um assunto muito sério, mas, e o que é pior, que só nos damos conta quando precisamos e ai já é tarde demais...

Bom, falo sobre uma das obrigações que todo brasileiro que quer tirar um visto para viver na Espanha tem que cumprir: fazer um seguro médico! Quem já passou pelo “drama” sabe que cada consulado no Brasil tem uma forma diferente de realizar os processos e os tramites (para maiores informações é só ver os vários fóruns nas comunidades de brasileiros na Espanha que existem no orkut, por exemplo) alguns consulados, como foi o caso do meu, até indicam as empresas de seguro que devemos contatar, para que “não tenham erros no tipo e na forma do seguro” (para mim, isso tem outro nome, mas deixemos isso pra lá...). Mas o fato é que, fazer o seguro é indispensável pra ter o visto!

E só pra isso mesmo... porque quando chegamos aqui vemos que o serviço prestado é tão ruim ou até pior que a saúde pública!

Na única vez que precisei usar o seguro, pois necessitava de um medicamento urgente e só o vendiam na farmácia com a receita médica, cumpri com o protocolo que me informaram, liguei para o “meu seguro”, me identifiquei e informei o motivo da ligação, e para minha surpresa fui informada que por esse motivo não poderia utilizar os serviços do dito cujo, só em caso de emergências! (e isso não é uma emergência??)

Então tive que inventar uma dor insuportável qualquer para conseguir marcar a consulta, e ai veio a segunda surpresa do telefonema: a consulta de emergência seria para dali a uma semana... (pode??) depois de vários diálogos super amenos com o atendente, desliguei, e com um bom humor imensurável fui a um centro de saúde pública perto aqui de casa, onde, para minha terceira surpresa, fui atendida na mesma hora, não enfrentei nenhuma fila, e só fui submetida a um questionário de porquês, paraquês e quandos, para no final receber a esperada receita, e tudo isso em menos de 30 minutos! (Ok! Sei que meu caso era simples e que muitas amigas, em situações muito mais graves, já penaram com os serviços de saúde pública daqui...).

Bom, continuando...no segundo ano, para a renovação da minha “carteirinha de estrangeira”, tive que renovar o seguro também, só que dessa vez quis dar uma de esperta e procurei um seguro aqui mesmo, muuuuuuuuuuuuito mais barato e que era considerado válido pela “extranjeria”! Semana passada precisei do seguro, dessa vez queria ir ao dentista, porque estava com uma dor de cabeça insuportável e que achava que era fruto do problema de bruchismo que começou a me incomodar... adivinhe? O seguro não cobria idas ao dentista!! Escapatória: recorrer aos amigos espanhóis para que indicassem dentistas bons e baratos... prejuízo final: 200 euros a menos na conta e um aparelho para evitar o contato dos dentes na bolsa!

E ai, você deve estar com a mesma pergunta na cabeça: O que fazer?? Vivendo o outro lado da moeda (bolsista, com tempo fixado para permanecer e sem condições de assumir um seguro verdadeiramente de saúde) vejo que contar com o serviço público e reclamar de sua ineficácia é o único que me resta (ok, pode parecer drama, porque a saúde pública no Brasil é muito mais caótica... mas pelos menos lá os seguros de saúde particulares, que não são perfeitos e nem sequer são acessíveis para a maioria da população, são razoavelmente confiáveis, pelo menos a maioria!).

Lição do post:

Seguro de saúde feito no Brasil, mais de 700 dólares por um ano de cobertura.

Seguro de saúde europeu, menos de 100 dólares por um ano de cobertura.

Dormir tranqüilo a noite e ter saúde suficiente para não precisar de nenhum deles, não tem preço!

4 comentários:

Unknown disse...

Em primeiro lugar gostaria de dar os parabens a Aline pelo o blog e pelos os temas que se tratam aqui.

Tambem quero deixar a minha testimunha e experiencia vivida aqui na España referente ao seguro medico, pois levo um tempinho morando aqui.

Se você pretende vir a España para fazer um curso, mestrado ou doutorado a opinao da Aline é correto. A sanidade publica nao cobre os gastos dos extrangeiros estudantes, pois o visado que eles nos concedem, entende-se que temos a capacidade de pagar o nosso seguro médico. O mais interessante é que os sem papeis(pessoas sem o visado) tem direito a sanidade publica e nós nao.

Há bolsas que ja vem incluso o seguro medico internacional. Procurem essas!! Amigos meus à tinham, e na verdade cobria todos aqueles serviços que fossem necessarios. Mas se sua bolsa nao inclue esse beneficio, meu conselho é que você contrate um seguro médico, melhor que seja na España do que no Brasil. Por uma simples razao, no dia que você necessitar o seu seguro medico, você terá que contatar com uma pessoa no Brasil e depois de um ou dois dias(tendo muita sorte), você conseguirá a tao esperada consulta. Enquanto se você tiver o seguro no País que você morar, essa espera diminui bastante e você nao tem que esperar de modo algum.

Existem seguros médicos aqui na España que sao bem baratos como diz Aline no blog dela. Mas o incoveniente desses seguros é que eles nao cobrem tudo(somente estao inclusos alguns serviços). Para conseguir o visado é suficiente, mas........ na hora da verdade você pode levar um susto. Por nossa felicidade, o serviço publico jamais vao te deixar nao mao, eles vao te atender sempre que você precisar(que foi o meu caso. Entao foi quando eu soube que nao tinha seguro, ainda bem foi algo sem importancia), mas depois eles mandam um recibo do que você tem que pagar(depedendo dos casos. Se for uma cirurgia eles te mandam o recibo, mas se so for um atendimento por uma amidalite, por exemplo, eles mandam uma cartinha dizendo que você nao tem direito a serviço).

O seguro medico é uma coisa muito importante, nao é pra brincar, pois jamais sabemos quando vamos precisar. O seguro medico que eu pagava era caro, eu pagava 500€ anuais, mas estava tudo incluso. Graças a Deus eu sempre tive uma saude de ferro, mas quem sabe.

Sei tambem que aquelas pessoas que ainda continuam trabalhando no Brasil e vem fazer um curso aqui, nao é preciso fazer um seguro medico(pelo menos isso era antes. Estou falando de uns 15 anos atras). Pois existe um convenio entre Brasil e España(se informem no Brasil, tal vez tenha mudado). Somente tive este beneficio quando eu morava com a minha mae aqui(até os meus 18 anos). O convenio é bom, porque você pode usar o serviço publico de sanidade sem problema e o serviço publico aqui é tao bom como o privado.

Bom! O serviço privado é o seguinte: o medico que te atende pela manha no serviço publico é o que te atende pela a tarde no serviço privado. É engraçado né!?

Isso sim, antes de vir façam um check-up no dentista, pois os dentistas aqui sao carissimos. Eu me arrependo de nao ter estudado ondotología até hoje. Qualquer consulta no dentista ja custa uns 50€. Melhor gastar uns 50R$ no check-up no Brasil, nao!?

Para terminar, o meu conselho é que leiam a letra pequena minuciosamente antes de assinar e façam tantas perguntas como sejam necessarias para tirar todas as suas duvidas. Nao sinta vergonha, pois você é o contratante.

Em caso de qualquer duvida podemos usar este blog como ponto de conversaçao. Para isso foi criado, nao!?

Espero que nossas experiencias sejam de boa ajuda para aqueles que ja estao aqui e para aqueles que estao vindo.

Um abraço

Unknown disse...

Hola! muito interessante o blog. As dicas sao realmente asque precisamos no momento de tanto estress que e toda preparacao para tirar o visto.
VOu para Madrid fazer um mestrado em setembro, ja tenho a carta de matricula e agora estou a procura de um plano de saude. Podem me indicar os nomes de alguns planos ai da espanha? sera que posso fazer esses dai, estando aqui no Brasil?! Seria aceito para pedir o visto daqui? muito obrigada se puderem ajudar.
Abracos grande,
Quem sabe nos encontramos depois ai por Madrid!

Layla Gontijo

Unknown disse...

Prezada Viagem,

Legal demais esse seu blog. Pena que vc tá alinando muito pouco, pois tem quase nada postado... hehehe...

Vc vai estar aqui em novembro? Acho que vc já disse que não!! Vai perder...

Bjs
A.E.

Aline Barroso disse...

oi Layla
desculpa a demora, tava um pouco out...
acho que vc ja deve ta chegando em madrid, ne? entao as informacoes nao te interessam mais...
de tdas formas, se precisar de alguma coisa ainda, escreve que tento ser mais rapida dessa vez!! ;)

Postar um comentário

"Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero. "

Passagem das Horas - Álvaro de Campos